Chegados aqui é tempo de retrospectiva sobre a época que passa.
Para surpresa de poucos e a poucas jornadas do fim, perfila-se mais um Título para Andrjɛ Lopsson e seus rapazes. A época correu de feição, a tabela classificativa não deixa mentir e com tal vantagem o povo já diz que "quem treina os Glory Boys arrisca-se a ser Campeão" e que "na Taça Peladão são 11 contra 11 e no fim ganha o alentejano".
O Nogueira FC fez um bom campeonato apesar de muitos detractores não deixarem escapar as várias ligações obscuras que o seu presidente Don Andretti Nogueira, tem ao mundo dos média, controlando várias cadeias noticiosas, os tabloides de maior tiragem e o blog do Dioguinho. Prova desse facto é o presidente ter vencido o Prémio Sexy Platina, sendo sempre considerado pelo júri como "o mais bonito da jornada".
Os JuggerKillerUnited fizeram jus ao seu nome com uma remontada histórica, provando uma vez mais que em tempo de Guerra não se limpam armas. Depois de uma 1ªvolta de luta pela manutenção, a equipa galvanizou-se com o investimento estrangeiro que reforçou o capital da SAD e foi conquistando posições na tabela classificativa. Ricky van Caneta, ponta de lança da equipa, está a realizar uma época de sonho. Poder-se-ia mesmo dizer que quando a bola beija a rede é golo, e este artilheiro está apaixonado por isso.
Depois do regresso ao país, este foi o ano 0 para o Txeterere txetxe F.C. Antes de começar os treinos foi necessário desempenar as portas da sede do clube e limpar o pó do busto do sócio-fundador, Seu Alaskano I. A turma de Alle ainda está em processo de readaptação ao clima mediterrânico e ao meridiano de Greenwich pelo que o meio da tabela foi uma boa marca para um clube com fome de Títulos que vai tentar reconquistar o seu lugar junto dos Grandes, agora já sem a visão geo-táctica do Professor Neca-Silvestre.
O entrenador Gil Morais continua a ser atormentado pelo mercado de inverno e pela política de vendas do seu clube. Se em épocas anteriores já tinha perdido o seu craque maior Aimar a meio da prova, este ano foi a vez de Enzo abandonar o barco antes do final. O descontentamento do manager para com a sua Direcção não deixou de passar despercebido quando este publicou a seguinte mensagem polémica no Twitter:
@JAVIER_PEDRO Uma pré-época e filosofia de jogo p'rás urtigas!!!!!!1!! Um miolo de luxo! Enzo na esquerda, Enzo na direita e Enzo no centro. Adivinhem quem é que eles decidem vender?! Basta! #enzo4ever #toubueda:( #jesuisenzo #queremosumpablito
O Barata United 3.0 fez um campeonato alguns furos abaixo do esperado. O clube que tem conseguido regularmente alcançar lugares europeus não consegiu esta temporada lograr tal posição. Esta descida na qualidade de jogo deveu-se ao facto de o seu histórico capitão e guarda-redes, se ter dedicado igualmente a outras actividades. De dia João Barbosa é o nº1 da equipa, "o Guardião do Infantado" mas à noite Barbosa veste a sua capa do Poder e transforma-se em Baratman, "o Cavaleiro Justiceiro do Inferno" que procura vingança sobre todos os vilões da horda zumbi. De manhã, nos treinos, está cansado.
Os fracos resultados obtidos pelo Colectivo Cássimo esta temporada levaram à quebra do espírito da equipa. O ambiente no balneário chegou a estar "de cortar à faca" como nos foi confidenciado por fonte próxima da plantel que preferiu manter o anonimato. As regulares fugas de informação que se registaram fruto da desmotivação e baixos níveis de confiança da formação do Rego, foram entretanto sanadas através do blackout transversal imposto no seio do clube. Os periódicos fizeram nessa data manchete com a declaração lacónica do presidente: «Não vai falar ninguém.»
Depois de uma época longe do convívio próximo com o troféu menos desejado da competição, mister Pina parece estar agora a sentir alguma nostalgia macabra. Apesar de garantir que tudo está a fazer para se afastar da taça gentilmente cedida pela Agência Funerária Sobralense, as suas decisões no banco de suplentes teimam em contrariá-lo. Relatos não confirmados afirmam que o treinador terá sido até avistado a abraçar ardentemente uma fotografia do troféu enquando deixava escapar entre dentes: «...é minha... é minha, a minha Preciosa... nós queremo-la e eles roubaram-te de nós...a minha Preciosa...»
Foi uma época bem recheada e venha de lá agora essa maminha com alho!