O estudante devia ter feito um texto sobre movimentos migratórios
"Movimentos imigratórios para o Brasil no século XIX" era o tema da composição do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro. Mas um dos estudantes decidiu ser mais criativo e incluiu no meio do texto uma receita de macarrão instantâneo. A ideia ajudou-o a obter uma pontuação de 560 valores (o máximo é 1000), o que está a gerar polémica no Brasil.
Dois dos correctores da prova consideraram a abordagem do candidato "adequada", que comenta o tema proposto nos dois parágrafos iniciais.
Depois, o aluno escreveu: "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva".
O Ministério da Educação disse em comunicado que o estudante abordou o tema de forma "adequada", embora "previsível" e com "argumentos superficiais". Acrescentou ainda que "a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos correctores e considera inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4".
O ministério disse ainda que o candidato não fugiu ao tema e que não colocou a hipótese de anular a composição, uma vez que o aluno não desrespeitou os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.
Como é que eu nunca me lembrei disto na faculdade?
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